Medicina Antroposófica

Antroposofia – A Arte de Curar

4A Antroposofia é uma palavra que vem do grego e significa o estudo do ser humano. A medicina Antroposófica, uma das linhas da antroposofia, é relativamente recente; criada por Rudolf Steiner e a Dra. Ita Wegman em 1921, envolve grande estudo da fisiologia humana e os fenômenos da natureza. Seu conceito na área médica baseia-se na análise individualizada do paciente, como ser único, buscando compreender o contexto em que a pessoa vive, qual a sua história e sua biografia completa, dividindo os períodos da vida de 7 em 7 anos (setênios). Os 3 primeiros setênios de uma pessoa, por exemplo, são importantes para a formação do caráter e da personalidade, podendo estar relacionados com as doenças já existentes ou que possam se desenvolver no futuro.

Assim como a avaliação, a prescrição de medicamentos também é realizada de forma individualizada e completamente personalizada, já que a antroposofia nos ensina a tratar cada ser humano como indivíduo único. Por meio do estudo e conhecimento das plantas, minerais e outros elementos da natureza, o médico antroposófico é capaz de manipular e prescrever medicamentos manipulados com base em elementos naturais para os mais diversos tipos de doenças agudas, crônicas ou prevenção.

A Medicina Antroposófica no Tratamento de Doenças

Existem muitos estudos científicos que já provaram a eficácia da medicina antroposófica, principalmente na área de oncologia. Muito utilizada como medicina complementar no tratamento de câncer, medicamentos antroposóficos, feitos à base de Viscum Album e Helleborous Niger, são capazes de melhorar a imunidade do paciente.
O Viscum Album é um musgo que parasita algumas árvores, com alta vitalidade, sobrevivendo mesmo aos invernos mais rigorosos e com temperaturas abaixo de zero. Essa planta o tem o extrato retirado no verão e no inverno e, ao serem misturadas, cria-se um extrato único, que será diluído e dinamizado para formar o medicamento. Outras plantas são regadas com água e metal como prata, ouro, cobre, para então fabricar o extrato do medicamento de cada parte da planta.

Ainda que realizada como uma terapia complementar, a antroposofia não oferece tratamento apenas para casos de oncologia, como também para todos os problemas de saúde, com medicamentos para doenças agudas (resfriados, dores, enxaquecas), além de ser, ao mesmo tempo, uma medicina preventiva.

Problemas de ordem estética também fazem parte desse leque e podem ser tratadas com medicamentos antroposóficos, ou seja, com bases naturais. O médico antroposófico tem conhecimento para indicar medicamentos naturais para tratamentos como queda de cabelo, acne, micoses, rejuvenescimento da pele.2

Tratamentos Combinados

Em todos os casos, sejam por ordem estética ou de saúde, o tratamento se torna ainda mais efetivo e eficaz quando combinado com outros métodos, utilizando a mescla da medicina ocidental e da medicina tradicional chinesa, além da nutrologia, que se encaixam no conceito de medicina integrada. Após a avaliação, os procedimentos serão combinados e customizados de acordo com a particularidade de cada paciente.

Passar primeiro pela avaliação médica é fundamental para identificar as melhores formas de tratamento, os melhores métodos e os melhores medicamentos, podendo combinar os conceitos ocidentais, orientais e antroposóficos no tratamento de um mesmo indivíduo. Tudo dependerá da situação, das doenças e das pré-disposições que apresentar.

Medicina Integrada
Dermatologia
Medicina Tradicional Chinesa
Nutrologia Médica